Queridos companheiros dos Comitês de Memória, Verdade e Justiça do Norte e Nordeste.
Como antecipei ao companheiro Cajá estive envolvida em vários compromissos em São Paulo e Brasília durante a semana e em seu final estarei participando de Seminário em Santos, sobre as cidades da Baixada ocupadas pela ditadura de 1964.
Quero entretanto saudar a iniciativa deste encontro e afirmar meu otimismo em relação às nossas lutas por memória, verdade e justiça. Concluiremos 2014 entregando à Presidenta e aos Poderes da República um relatório que registra o resultado de propostas fundamentais dos Comitês, dos ativistas
interessados na Justiça de Transição e dos familiares e vítimas dos anos de chumbo.
No Relatório nós enquadramos as graves violações de direitos havidas durante a ditadura como crimes de lesa-humanidade; expusemos extensamente as denúncias das vítimas e testemunhas sobre estes crimes; comprovamos a existência de um conjunto de locais de tortura e extermínio como política oficial do Estado nos anos de ditadura; nomeamos centenas de autores dos crimes cometidos; recomendamos a responsabilização criminal, civil e/ou administrativa dos autores e o afastamento de todos os dispositivos concessivos de autoanistia aos responsáveis. Portanto, o Relatório da CNV representa uma vitória de nossa luta.
Estou certa que a nossa energia e persistência construirá vitórias mais significativas em 2015 no campo da justiça.
Fraternalmente,
Rosa Cardoso
Nenhum comentário :
Postar um comentário