quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Realizado 3º Encontro de Comitês e Comissões pela MVJ-N/NE


Marcelo Santa Cruz Falando na mesa de Abertura
Contando com a presença de 80 participantes dos nove estados do Nordeste, realizou-se com grande êxito e unidade o 3º Encontro de Comitês e Comissões pela Memória, Verdade e Justiça do Norte e Nordeste do Brasil, nos dias 21 e 22 de novembro, em João Pessoa, capital da Paraíba, que recebeu o apoio fundamental da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba. Infelizmente, o evento não contou com participantes do Norte porque os coletivos da região não conseguiram levantar recursos e/ou apoio para as passagens aéreas.
Plenário do Encontro
Além de 55 participantes da Paraíba (João Pessoa e Campina Grande), fizeram-se presentes 35 pessoas representando os Estados do  Maranhão (Comitê MVJ); Piauí (Comitê MVJ de Teresina), Ceará (Movimento de Mulheres Olga Benario); Rio Grande do Norte (Comitê MVJ), Pernambuco (Comitê MVJ e Comissão Estadual Dom Helder Câmara); Alagoas (Comitê MVJ e Comissão Estadual); Sergipe (Comissão Estadual); e Bahia (Grupo Tortura Nunca). Da Paraíba, estiveram presentes o Comitê MVJ, a Comissão Estadual da Verdade, a Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa, o Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB, o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPB, a OAB-PB, a Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES), o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e uma comitiva de professores e estudantes da Escola Estadual João Roberto Borges de Souza. Contamos ainda com as participações de Jessé Samá, diretor da UNE, e do ex-presidente das Ligas Camponesas da Paraíba e deputado estadual cassado pelo golpe Francisco de Assis Lemos. Dentre os participantes, ainda destacamos a diversidade de militantes de várias organizações políticas, como PSOL, PT, PSB, PDT, PCB, PCdoB, PCR, Levante Popular da Juventude e Unidade Popular Pelo Socialismo (UP).

Palestra de Adriano Diogo
No dia 21, pela manhã, contamos com as brilhantes intervenções de Adriano Diogo, ex-preso político e ex-deputado estadual por SP, que presidiu a Comissão da Verdade Rubens Paiva, e da pesquisadora Ana Paula Brito, paraibana que reside em São Paulo, onde faz doutorado na PUC e integra a equipe do Memorial da Resistência. Suas palestras se concentraram na cobrança pelo cumprimento das recomendações do Relatório Final da CNV (VER POSTAGEMe na necessidade de multiplicar os sítios de memória pelo Brasil.
Olga Miranda no Informe da Comissão da Verdade
de Alagoas
À tarde, cada coletivo presente teve a oportunidade de socializar suas experiências de luta, audiências públicas e oitivas realizadas, palestras em escolas públicas, debates nas universidades, etc., bem como suas dificuldades de atuação sem apoio institucional. À noite, exibimos o documentário "Carlos Marighella - Quem samba fica, quem não samba vai embora", com a presença do diretor do filme Carlos Pronzato.

Comissão da Verdade da Paraíba
No domingo, encerrando as atividades, foram declamadas diversas poesias revolucionárias, e livros sobre a ditadura foram lançados, seguindo-se as homenagens ao centenário de nascimento de Francisco Julião (dirigente nacional das Ligas Camponesas e Deputado Federal, cassado pelo golpe de 1964) e de Djalma Maranhão (prefeito de Natal, cassado pelo golpe e exilado no Uruguai, onde morreu), e ao Thomaz Meirelles (amazonense, dirigente da ALN, assassinado pela ditadura), ao João Roberto Borges de Souza (líder estudantil assassinado em 1969) e a todas as mulheres que lutaram contra a ditadura militar fascista (homenagem feita pelo Movimento de Mulheres Olga Benario).

Anacleto Julião na Homenagem a Francisco Julião
Antônio Augusto de Almeida - Comitê MVJ PB






Por fim, foram aprovadas as resoluções do Encontro:

1. Duas moções: uma de solidariedade ao companheiro do Comitê MVJ de Alagoas, Magno Francisco, presente ao evento, vítima de ameaças de morte por denunciar o assassinato de seu primo de 17 anos, Davi da Silva; e outra em homenagem à companheira Zilda Xavier Pereira, falecida no dia 22, militante do PCB, dirigente da ALN, que enfrentou a tortura, exílio e a dolorosa perda de seus filhos Iuri, Alex Xavier, do genro Arnaldo Cardoso e a prisão e torturas da sua filha Iara, sobrevivente dos porões da ditadura, todos dignos guerrilheiros do socialismo e da justiça social, diante do informe do seu falecimento, todo o plenário, de pé, aplaudiu, por um minuto, sua história de coerência revolucionária exemplar.

2. Sede e data do 4º Encontro: a ser realizado em Natal (RN), no último final de semana de abril de 2017.

3. Carta da Cidade de João Pessoa: contendo um profundo balanço sobre a conjuntura nacional, pontuando especialmente as questões da luta pela memória, verdade e justiça no Brasil. (VER POSTAGEM)
Edival Nunes Cajá - Comitê MVJ PE



Assim, em nome da Coordenação Executiva do 3 º Encontro, formada pelos Comitês MVJ da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, cumprimentamos a todos que participaram ou contribuíram para a vitoriosa realização desta importante atividade, certos de que cumprimos nosso papel em mobilizar e articular os coletivos e setores sociais do Norte e do Nordeste, sempre tendo em vistas o fortalecimento do Movimento pela Memória, Verdade e Justiça no Brasil. 
Roberto Monte - Comitê MVJ RN

Nenhum comentário :

Postar um comentário