Ditadura e tortura, nunca mais!
Nota de solidariedade:
O Pernambucano Fernando Santa Cruz é um símbolo da resistência contra a ditadura militar que infelicitou nosso país durante 21 anos. Militante do movimento estudantil e da Ação Popular Marxista-Leninista (APML), foi ao encontro de companheiros de resistência em 22 de fevereiro de 1974, no Rio de Janeiro, e nunca mais foi encontrado.
Fernando tinha 26 anos de idade à época, emprego e residência fixa. Sua mãe, Dona Elzita, faleceu há poucas semanas, aos 105 anos, 45 deles dedicados à busca do paradeiro do seu filho, depois de preso por agentes do estado.
Agora, quase meio século depois desse monstruoso assassinato, o Presidente Jair Bolsonaro, debochando da dor dos familiares, do relatório da Comissão Nacional da Verdade e da memória de toda uma geração que deu seus melhores filhos pela causa da liberdade, da democracia e da justiça, afirma sarcasticamente diante das câmeras que pode informar ao presidente da OAB como seu pai foi desaparecido.
O Presidente da República deveria ter a hombridade de, no tempo oportuno, apresentar-se para depor perante o STF para relatar o que diz saber. É inadmissível que um presidente tripudie dos valores mais caros à humanidade.
Declaramos nosso integral apoio à decisão da OAB de questionar a atitude de Bolsonaro perante o Supremo Tribunal Federal. Que ele seja chamado a explicar, perante essa corte, a sua sórdida declaração.
Juntamente com os demais Comitês de luta pela memória, verdade e justiça de todo o país, manifestamos nossa solidariedade ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, a todos os familiares de Fernando Santa Cruz. Estendemos nossa solidariedade e reafirmamos nosso compromisso de lutar ao lado de todas as famílias vítimas da perversidade da ditadura com o assassinato de seus entes queridos, bem como, aos ex-presos políticos.
FERNANDO SANTA CRUZ, PRESENTE!
AGORA E SEMPRE!
1 - Comitê Memória, Verdade e Justiça para a Democracia – PE
2 - CMVJ- Teresina-PI
3 - CMVJ - PB
4 - CMVJ - RN
5 - CMVJ - AL
6 - CMVJ - SE
7 - CMVJ - CE
8 - CMVJ - MA
9 - CMVJ - BA
Nenhum comentário :
Postar um comentário