segunda-feira, 31 de março de 2014

Ato Político-Cultural de repúdio ao golpe militar de 1964

Em todas as grandes cidades do Brasil os Comitês da Rede Brasil Memória, Verdade e Justiça chamam os homens e mulheres de boa vontade para comparecerem à praça principal ou a locais determinados, para celebrar o mais sagrados de todos os atos que já fizemos.
Realizaremos um Ato Político-Cultural e ecumênico de Resistência e Repúdio aos 50 anos do golpe de Estado militar-fascista em nosso país. 
Para esmagar as formidáveis conquistas e o avanço dos movimentos sociais dos trabalhadores da cidade e do campo no início dos anos 60, os grandes empresários do Brasil, dos EUA, as forças armadas do Brasil, os latifundiários  e a igreja, sob o comando do governo dos EUA, derrubaram pela força das armas o governo João Goulart, que acabara de anunciar um projeto Reformas de Base propondo a Reforma Agrária, aumento de 100% no salário mínimo, nacionalizando as refinarias de petróleo e limitando as remessas de lucros das empresas estrangeiras para reinvestir no desenvolvimento do Brasil, entre outras importantes reformas para o progresso do nosso país.
Hoje, há exatos 50 anos, os trabalhadores conscientes do Brasil exigem, e com muita justeza, que os Estado brasileiro apure as graves violações da lei e dos direitos humanos e puna, exemplarmente, os torturadores, os mandantes e financiadores dos crimes imprescritíveis de lesa-humanidade aqui praticados: sequestros, torturas, estupro, assassinato, ocultação de cadáveres e desaparecimento forçado.
Queremos exercer o sagrado direito de enterrar os nossos mortos, como heróis da liberdade e da democracia para os trabalhadores. E queremos justiça para que golpes, ditaduras e torturas NUNCA MAIS ACONTEÇAM!

Coordenação do CMVJ-PE:
Amparo Araújo, Rodrigo Deodato, Anacleto Julião, Marcelo Santa Cruz e Edival Nunes Cajá.

Nenhum comentário :

Postar um comentário