quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Programação da Semana da Anistia em Pernambuco - 2016


Pelo Direito do povo à Memória Verdade e Justiça!
Pela punição aos torturadores!

O golpe militar fascista de 1964 implantou 21 anos de ditadura no Brasil, a serviço do capital financeiro internacional, com a participação dos grandes meios de comunicação, cometeu bárbaros crimes, como sequestros, estupros, torturas, assassinatos e ocultação de cadáveres, contra a liberdade e a soberania nacional. Além de arrocho salarial, censura e corrupção que marcaram os anos de chumbo da ditadura militar, que em conluio com as demais ditadura do cone sul articulou a criminosa "Operação Condor" para assassinar personalidades democráticas, como Jango Goulart, Orlando Letelier e Emmanuel Bezerra, David Capistrano.

Após anos de mobilizações, no dia 28 agosto de 1979, foi promulgada a Lei da Anistia de nº 6.683. Diferente do grande anseio popular, não foi ampla e nem puniu os torturadores. Passados 37 anos da sua promulgação, a sociedade cobra o imediato cumprimento das recomendações da Comissão Nacional da Verdade (CNV), entregue ao governo em 2014, como resultado de uma ampla investigação e mobilização da sociedade pela implantação da justiça de transição para acabar com a impunidade das graves violações dos direitos humanos em nosso país.

O Comitê Memória, Verdade e Justiça de Pernambuco (CMVJ-PE), e várias organizações da sociedade realizam essa jornada todos os anos pela efetivação da justiça de transição no país para que nunca se esqueça e nunca mais aconteça.

Segunda-feira 15/08

37 anos de luta pela conquista da Anistia, com o prof. Antônio Carlos (Secretário da ADUCAP), Edival Cajá (sociólogo, ex-preso político-CMVJ-PE) e Victor Hugor, presidente do DCE-UNICAP e diretor da UEP-Cândido Pinto: na Unicap, às 18h.

Quinta-feira 18/08

Homenagem a Jonas José, Ivan Aguiar, Luiz José da Cunha, Ramires Maranhão e Fernando Santa Cruz - na abertura Congresso da Associação Recifense dos Estudantes Secundaristas(ARES): no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), às 10h.

Cine-debate: 37 anos de luta pela Anistia e o papel do movimento estudantil pelo fim da ditadura, com Marcus Vinícius (UEP), Jéssica (UESO) e Manoel Aires (CMVJ-PE): na Escola Menino Jesus, em Jardim Brasil II, às 10h.

Terça-feira 23/08

CMVJ-PE: 37 anos de luta pela conquista da lei da Anistia, com Agassiz Almeida (Procurador de Justiça e Deputado cassado em 1964, na PB), Fernando Coelho (Coordenador da Comissão da Verdade Dom Helder Câmara de PE), representante do Movimento Juristas pela Democracia, Carlos Guerra (Procurador-Geral do MPPE) e apresentação do Projeto Adote uma Memória (ETEPAM): no Centro Cultural Rossini Couto do MPPE, às 15h (Av. Visconde de Suassuna nº 99 - Santo Amaro).

Quarta-feira 24/08

O papel do Movimento Estudantil na luta pela conquista da Anistia, homenagem a Odijas Carvalho - Proj. Adote uma Memória, com historiadora Marcilia Gama (UFRPE), Marivone (viúva de Odijas), Edival Cajá (ex-preso político e CMVJ-PE) e Juárez Gomes (diretor do CODAI, ex-presidente do DCE-UFRPE, foi preso político e combatente da luta contra a ditadura): na UFRPE, às 18,30.

Quinta-feira 25/08

Cine-debate: 37 anos de luta pela Anistia, com Anacleto Julião (ex-exilado político, CMVJ-PE) e Edival Cajá (CMVJ-PE). na escola ETEPAM, às 15h.

Sexta-feira - 26/08

37 anos de luta pela conquista da Anistia, com Amparo Araújo (CMVJ-PE), Adelson Borba (Sociólogo ex presidente do DCE-UNICAP 1979 e CMVJ) e Thiago Santos (CMVJ-PE): no IFPE, às 09h.

72 anos da UEP: a luta pela Anistia, homenagem a Demócrito de Souza Filho, assassinado pela ditadura de Vargas, com Marcus Vinicius (coordenador geral da UEP), Anacleto Julião (ex exilado, CMVJ), Marília Arraes (ex-diretora do DADSF UFPE), Marcelo Santa Cruz, cassado pelo 477, decreto-lei da ditadura, como aluno desta Faculdade (CMVJ-PE), representantes do Movimento Juristas pela Democracia e do DADSF-UFPE.: na Faculdade do Direito do Recife, no Anfiteatro, às 19h.

Sábado 27/08

Cine-debate: Resgatando a luta da advogada Mércia de Albuquerque, com Amparo Araújo (CMVJ-PE), Anacleto Julião (CMVJ), Kleber Luiz (coordenação do MLB) e Thiago Santos (CMVJ-PE): no Centro Comunitário do Conjunto Mércia de Albuquerque II, em Cajueiro Seco, 19h.

Cine-debate: 37 anos da luta pela conquista da Anistia, com Edival Cajá (CMVJ-PE), Guita Marli (Movimento de Mulheres Olga Benario) e Ivan Morais (jornalista): na sede do Grupo Mulher Maravilha na comunidade de Nova Descoberta, às 15,30h.

Terça-feira 30/08

Sessão solene em homenagem ao dia do desaparecido político, requerida pelo vereador Marcelo Santa Cruz: na Câmara Municipal de Olinda, às 19h.

Cine-debate sobre Odijas Carvalho - Proj. Adote uma Memória, com Alexandre Ferreira (CMVJ-PE), Comissão de direitos humanos da UFRPE e Camila Falcão (presidente do DCE-UFRPE) na UFRPE em Garanhuns - auditório do bloco 2, às 10h.

O papel do Movimento Estudantil na luta pela conquista da Anistia, com historiadora Marcilia Gama (UFRPE), Alexandre Ferreira (CMVJ-PE) e Camila Falcão (presidente do DCE-UFRPE), pelo resgate da memória histórica de Ranúsia Alves Rodrigues na UFRPE, às 15h.

Quarta-feira 31/08

Sessão solene para homenagear os 37 anos de luta pela Lei da Anistia e pela mobilização da opinião pública em favor do projeto, de autoria da vereadora Marília Arraes, de substituição dos nomes dos torturadores e golpistas de 1964 das praças e ruas do Recife pelos nomes dos verdadeiros representantes do nosso povo, como David Capistrano, Manoel Lisboa, Gregório Bezerra, Miguel Arraes, João Goulart, entre outros. Sessão requerida pela vereadora Marília Arraes: na Câmara Municipal do Recife, às 15h.

Ato em homenagem aos mortos e desaparecidos, com colocação de flores: no monumento Tortura Nunca Mais, na Praça Padre Henrique, às 17h.

"Soledad Barret - A terra é fogo sob nossos pés" - um solo sobre Soledad Barrett Viedma no Teatro Hermilo Borba Filho, às 20h.

Quinta-feira 01/09

"Soledad Barret - A terra é fogo sob nossos pés" - um solo sobre Soledad Barrett Viedma no Teatro Hermilo Borba Filho, às 20h.

Domingo 04/09

Lançamento do Livro “Às armas, camaradas!”, do prof. Natanael Sarmento, presidente da Associação dos Docentes da Universidade Católica, com a participação de Edival Cajá (ex-preso político e CMVJ-PE); José Nivaldo Jr. (membro da Academia Pernambucana de Letras) e Adelson Borba (CMVJ-PE), sociólogo e ex-presidente do DCE-UNICAP (1980), resgatando a memória histórica da insurreição de 1935: na livraria Jaqueira, 1º andar, na praça da Jaqueira, às 10h.

Segunda-feira 05/09

Cine-debate: 37 anos de luta pela conquista da Anistia, com Ludmila Outtes (MLC) e Dra. Gau (CCML) na comunidade de Brasilit, às 18:30h.

Terça-feira 06/09

Cine Debate: Homenagem a Odijas e o papel do Movimento Estudantil na luta pela conquista da Anistia, com a historiadora Marcília Gama (UFRPE), Cloves Silva (DCE-UFRPE), Marcus Vinícius (UEP) e Amparo Araújo (CMVJ-PE): na UFRPE-UAST, Serra Talhada, às 19h.

Sábado 10/09

Lançamento do Documentário sobre a luta pela derrubada da Ditadura militar fascista, a fundação do PCR e a saga de Manoel Lisboa, Amaro Luíz de Carvalho, Emmanuel Bezerra, Manoel Aleixo, Amaro Félix Pereira e Selma Bandeira pela liberdade, a democracia e o socialismo, com a presença de Carlos Pronzato, diretor e documentarista consagrado: Cinema São Luiz às 18:30(a confirmar).

Nenhum comentário :

Postar um comentário