quarta-feira, 7 de maio de 2014

Exposição: Arte Política Tempos Dispersos de Resistência

A exposição Arte Política tempos Dispersos de Resistência foi pensada como uma narrativa visual que permitirá ampliar e amplificar as reflexões sobre os 50 anos do Golpe Civil Militar, debate esse proposto pelo VI Encontro Cultura Memória – evento organizado pela linha de pesquisa Cultura e Memória do Programa de Pós Graduação em História da UFPE, com o tema GOLPE DE 1964: CULTURA E MEMÓRIA. O encontro ocorrido entre os dias 22 a 25 de Abril de 2014, no auditório do Centro de Filosofia Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, contou com a participação de intelectuais, entre eles a profa. Socorro Ferraz, integrante da Comissão da Verdade em PE; com a pesquisadora Marieta de Moraes (UFRJ); a pesquisadora argentina, Marina Franco (UNSAM/coincet- Argentina), entre outros, que vêm desenvolvendo pesquisas sobre o tema e relacionando-o às questões de nosso presente.
A mostra pretende construir uma narrativa visual que reúne trabalhos de artistas visuais brasileiros, um chileno e um romeno, numa coletiva. Selecionamos trabalhos que tocam em temas e em questões relacionados aos diversos impactos, ecos e reverberações das ocorrências marcadas pelas experiências da então chamada Ditadura Civil Militar e seu transbordamento temporal. Ainda, aquelas representações, ações e intervenções poéticas que articulam referências sobre e dos movimentos sociais, do ativismo, da arte política em outras geografias e temporalidades.
Artistas que, por meio de seus trabalhos, provoquem o debate e fomentem reflexões sobre as muitas maneiras de representação das experiências vivenciadas em situações limites, sejam elas, durante e em contextos de regimes totalitários e autoritários, como o corrido no Brasil entre 1964-1985, ou mesmo na complexa teia da construção democrática. 

Onde? GALERIA JANETE COSTA, Parque Dona Lindu
Abertura 10/05/2014 – às 17h
Período: 11 a 31/05/2014
Horário: Terça das 12 às 18h (reservado especialmente para agendamentos de grupos
Quarta a sexta das 12 às 20h
Sábado e domingo das 14 as 20h


Curadores e Pesquisadores responsáveis:
Antonio Paulo Rezende, Carolina Ruosso, Felipe Aretaxi, Flávio Weisntein, Joana D’Arc de Sousa Lima, José Brito e Pablo Porfírio

Nenhum comentário :

Postar um comentário