sábado, 3 de maio de 2014

Músicas para não Esquecer 1964

A Rádio Maíz, que faz parte do projeto do blogue sobre a América Latina, Diferente, Pero no Mucho, fez uma seleção especial de músicas para não esquecer nossos anos de repressão. A primeira parte do programa contempla 16 músicas e a segunda 15 música e encerrar com trecho do discurso de Jango na Central do Brasil em 1964.

Primeira Parte

Em um programa dedicado à memória sobre os 50 anos do golpe militar no Brasil, período no qual o autoritarismo regeu o país em descompasso e desafino com o pensamento livre, progressista e democrático, a Radio Maíz não poderia deixar de revisitar músicas de protesto consagradas e que marcaram época como as de Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Zé, Geraldo Vandré, Victor Jara, entre outros.
Por outro lado, ao acompanharmos, nas semanas em que se aproximaram ao quinquagésimo aniversário deste capítulo mórbido de nossa história, os sintomas de retrocesso em sujeitos das mais variadas faixas etárias, optamos por também contemplar canções atuais para mostrar os fantasmas e zumbis de 64 que rondam as nossas democracias.

Segunda Parte

Agora, tentamos através das próprias canções narrar uma história linear, música a música, da atmosfera social e política que delineou os tempos do golpe cívico-religioso-militar brasileiro.
A situação do homem do campo, vítima da exploração latifundiária cantada pelo Maranhense João do Vale, "O poeta do povo" na música "Sina do caboclo", abre o programa para fazer alusão a uma pauta importantíssima das chamadas "Reformas de base" anunciadas pelo então presidente da república João Goulart, deposto poucos dias após discursar para o povo no comício de 13 de março de 1964, na famosa estação Central do Brasil no Rio de Janeiro.

Rádio Maíz: Ouvidos Abertos aos sons da América Latina! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário