sexta-feira, 28 de novembro de 2014

II Encontro do Movimento Memória, Verdade e Justiça do Norte e Nordeste do Brasil

Texto do jornalista Rafael Freire, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e membro do Comitê MVJ-PB e publicado na página do Facebook da DHnet Direitos Humanos
Link para o texto no Facebook


Prezados companheiros e companheiras,

Repasso agora a todos um breve relato e as resoluções do 2º Encontro Norte/Nordeste pela Memória, Verdade e Justiça, realizado nos dias 22 e 23 de novembro, no Recife Plaza Hotel, na capital pernambucana. O evento foi dedicado ao escultor e militante comunista Abelardo da Hora, falecido no dia 23 de setembro de 2014. Seguem anexadas também uma matéria publicada na Folha de Pernambuco, o poema em homenagem à Marighella e a carta de saudação enviada por Rosa Cardoso.

Primeiramente, para mim, como membro do Comitê MVJ da Paraíba, ficou a satisfação de participar do 2º Encontro Regional, tendo o primeiro acontecido em João Pessoa, no ano passado. E não só por ter sido um desdobramento do primeiro, mas, de fato, porque representou um aprofundamento dos debates e mostrou o surgimento dos Comitês de Alagoas e Sergipe (em fase de construção) e diversos avanços nas atividades dos comitês e na conjuntura nacional.

Este 2º Encontro foi realizado pelos esforços dos membros do Comitê MVJ de Pernambuco, que tiveram a capacidade de prepará-lo, sem custos aos participantes, por meio do prestígio de que gozam em diversos setores, mesmo diante da escassez de apoio institucional neste final de ano pós-eleitoral. Foram militantes, apoiadores, admiradores, amigos que fizeram o encontro acontecer.

Cerca de 100 pessoas se fizeram presentes no ato de abertura, após uma apresentação dos violeiros Antônio Lisboa e Leonel, que nos falaram, de uma forma diferente da que estamos habituados, sobre a luta contra a Ditadura Militar, homenageando também os que combateram o regime. À mesa, o deputado Adriano Diogo (PT), presidente da Comissão da Verdade Rubens Paiva, da Assembleia Legislativa de São Paulo, proferiu uma palestra sobre a atualidade da luta pela MVJ e as perspectivas sobre o relatório da CNV, a ser apresentado no próximo dia 10 de dezembro. Falaram depois o secretário-executivo de Justiça e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco, Paulo Moraes, os representantes dos Comitês da Paraíba (José Calistrato), do Rio Grande do Norte (Roberto Monte) e de Pernambuco (Amparo Araújo e Edival Cajá), o secretário-executivo da Comissão Estadual da Verdade de Pernambuco, Henrique Mariano, e a vice-presidente da Comissão Estadual da Verdade da Paraíba, Lúcia Guerra. Também foi lida a carta de saudação enviada pela comissionária da CEV, Rosa Cardoso, prestigiando o Encontro.

A tarde foi dedicada aos grupos de debate, nos quais os Comitês de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Bahia, Teresina, Ceará, Alagoas (recém-organizado) e uma Comissão Pró-Comitê de Sergipe tiveram espaço para repassar os informes sobre as atividades locais e para debater a minuta da Carta do Encontro. No geral, os informes dos Comitês registraram muitas atividades em torno dos 50 anos do Golpe, além de outras ações.

À noite, a organização do evento cuidou ainda para que os participantes conhecessem os monumentos do sítio de memória localizado na Praça Padre Henrique, às margens do Rio Capibaribe, na Rua da Aurora, onde está o Monumento Tortura Nunca Mais, a Calçada da Memória, o monumento ao Nunca Mais e o monumento ao Padre Henrique. Logo após, em visita ao Memorial da Democracia, construído na sede do antigo Dops, foram lançados livros, houve a exposição fotográficos e painéis sobre a ditadura, além de muita poesia revolucionária por conta de Pedro Laurentino e Marcelo Mário de Melo.

No domingo pela manhã, a plenária final se debruçou sobre a minuta da Carta, que foi democraticamente debatida e emendada até seu resultado final, demonstrando grande coesão entre os presentes. Na abertura do plenário de aprovação da Carta os delegados foram brindados pela emocionante saudação de Agassiz Almeida, advogado das Ligas Camponesas, promotor e Deputado cassado na Paraíba pelo Golpe Militar de 1964 e Deputado Constituinte de 1988. 

A noite do sábado terminou com uma homenagem ao comandante Carlos Marighella, pela passagem dos 45 anos de sua imortalidade , com um pronunciamento de Antônio Carlos Fon, ex-preso político da ALN e membro do Comitê Paulista MVJ e ainda foi lido e aprovado no plenário o poema Por um Ideal de Liberdade de autoria de Rodrigo Deodato, do Comitê MVJ-PE e coordenador executivo do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares de Pernambuco (Gajop).

Por fim, ficou decidido por unanimidade realizar o 3º Encontro, no início de segundo semestre de 2015, no Estado do Ceará, privilegiando um dos Comitês mais ativos e se aproximando geograficamente dos comitês da Região Norte, tendo se encerrado os trabalhos, às 13 horas, com um almoço de confraternização no próprio hotel, com todos os presentes no evento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário