terça-feira, 7 de abril de 2015

Cartas de Esperança - Em tempos de ditadura




A Editora Vozes acaba de lançar o livro Cartas de Esperança em Tempos de Ditadura - Frei Betto e Leonardo Boff Escrevem a Alceu Amoroso Lima, organização, introdução e notas de Leandro Garcia Rodrigues.

O livro reúne 25 cartas inéditas da época que Frei Betto esteve preso na Operação Bandeirante (DOI-CODI) de SP, entre 1969-1974. São cartas importantes para a história recente do Brasil, nestes 51 anos do Golpe Civil-Militar.

As cartas que compõem este epistolário não são apenas "cartas da prisão", são cartas das "catacumbas pós-modernas". 
Mais do que cartas da prisão, são textos que evocam a liberdade, que clamam por este direito tão básico do ser humano. Neste sentido, Alceu Amoroso Lima foi o destinatário de Frei Betto e Leonardo Boff, cujas missivas não apenas denunciavam as torturas e os desmandos do Regime Civil-militar instaurado em 1964, mas também evocavam - e clamavam - por justiça e libertação, valores estes que Alceu defendeu veementemente nas inúmeras crônicas que publicou nos jornais brasileiros daquele momento, utilizando trechos destas mesmas cartas nos seus artigos. 

As cartas que Frei Betto e Leonardo Boff enviaram a Alceu Amoroso Lima já não pertencem mais a este destinatário, são cartas para todos nós – nossas cartas – já que o processo histórico que as mesmas narram é atual e nos faz pensar e (re)pensar a nossa própria vida e uma ânsia própria dos profetas: a busca e a luta pela justiça, dom precioso de Deus.

Nenhum comentário :

Postar um comentário